Por que os vasos vietnamitas são tão especiais?


Os vasos são peças fundamentais na decoração interna e externa, e tem cumprido muito bem esse papel desde épocas remotas, tanto que em estudos de arqueologia e história são peças fundamentais para determinar o estilo de vida de sociedades, como por exemplo, gregos, romanos e egípcios.

Diferentemente dos povos antigos, hoje temos acesso aos mais variados artigos de qualquer parte do planeta, e não é diferente com os vasos. A grande estrela do momento é o famoso vaso vietnamita, que está presentes nos mais sofisticados projetos.
Esses vasos ganharam status de estilo, e no mercado já existem diversos vasos de cimento ao estilo vietnamita, que possuem como características o efeito vitrificado no acabamento e as cores diferenciadas.

Mas afinal de contas, o que os vasos vindos do Vietnã  tem de tão especial além da sua beleza? Vou pontuar para vocês algumas curiosidades para entender melhor o porquê de ser  tão especiais:
- O Vietnã possui tradição secular na produção de vasos e outros artigos em cerâmica;
- A  fabricação dos vasos é totalmente artesanal, dessa forma as imperfeições na superfície dos vasos tornam cada peça única e exclusiva;
- Os vasos são feitos em moldes, e não em tornos, e por isso são mais espessos, possibilitando que tenham até 1,60m de altura;
- A argila vietnamita possui mica em sua composição, diferentemente da argila vermelha comum que contém ferro, por esse motivo a cerâmica é mais plástica e  resiste a altas temperaturas ficando no forno a 1300° C por 3 dias na sua fabricação;
- Ao contrario do que todos imaginam a coloração dos vasos não é efeito de pintura, e sim da própria argila e de minerais como cádmio, cobalto, etc., que ao serem aquecidos reagem  possibilitando cores únicas;
- O efeito vidrificado dos vasos não é  verniz, durante a mistura areia ou sílica são adicionadas a argila e ao aquecer derretem e glassurizam a superfície. As trincas e pequenas fissuras são decorrentes desse processo.

Essas são algumas das características que dão personalidade e exclusividade a essas peças, e conhecendo um pouco mais sobre esses vasos é possível compreender porque são extremamente belos e resistentes, e que se não encontrarem ninguém desastrado pelo caminho podem durar uma vida toda!





4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, bem escrito e muito explicativo!
    Que legal, hein? Já achava bonito, mas todas essas informações e particularidades aguçaram ainda mais meu desejo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto e me tornei uma apreciadora destes vasos maravilhosos que fazem tão bem aos meus olhos

    ResponderExcluir