Alpínia - Alpinia purpurata


Retomando os post sobre plantas, o post de hoje é sobre a Alpínia ou Gengibre-Vermelho. Pertencente ao gênero Alpinia, esta linda planta tropical é muito utilizada no paisagismo, de porte médio (de 1,2m a 1,8m), possui uma linda inflorescência com brácteas de cor vermelha e flores de cor branca. Além da belíssima flor que enfeita os jardim por vários dias a alpínia possui linda folhagem, muito ornamental.

Outra planta do gênero Alpinia muito conhecida e utilizada é a  Alpinia Zerumbet,ambas não são nativas. O gênero Alpinia foi uma homenagem de Carolus Linnaeus ao médico e botânico italiano Prospero Alpini (link do wikipedia pra vocês conhecerem um pouco sobre este botânico).

Passados 6 meses do plantio delas no meu jardim elas estão assim:



As Alpínias são plantas rústicas, apreciam solo rico em matéria orgânica, se desenvolvem bem em sol pleno e também a meia sombra. No plantio é interessante prever espaçamento entre as mudas, que se multiplicam rapidamente e preenchem o canteiro.
Sua manutenção se resume a retirar as hastes com flores secas e controlar o brotamento para não invadir canteiros vizinhos, e claro irrigação regular.
Além de ficarem lindas no jardim, suas flores de corte duram vários dias em vasos compondo arranjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário