Falsa Hera - Ficus pumila

Todo mundo já deve ter visto um muro verdinho como esse:
http://migre.me/9x9ui
Essa planta que está encobrindo o muro se chama Falsa Hera, ou Unha-de-Gato. Pertence a mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila.
É originário da China, Japão e Austrália e já foi muito utilizada no paisagismo. Hoje em dia já não é uma espécie tão empregada e não é difícil entender o motivo...para que essa belezinha fique comportada como está nessa foto haja trabalho!

Além de precisar de podas constantes, quando eu digo constantes eu falo muito sério, as raizes são muito invasivas e estragam a pintura e o reboco, e não só isso, com o tempo invadem frestas e rachaduras e podem derrubar um muro.
Além do efeito visual nada bonito:
http://1.bp.blogspot.co
O problema de ter uma planta invasiva em casa é que ela pode invadir a casa do vizinho..ela não vai respeitar os limites do muro ou tocar a campainha antes...
No meu caso o muro da minha casa está sendo invadido...
Mas não por muito tempo!

Antes de sair cortando tudo conversamos com a vizinha antes e nos preocupamos em não jogar nada de sujeira para o quintal dela...
Não foi minha escolha ter essa planta no quintal, ter o trabalho de cortar, gastar com caçamba de entulho...mas já que a vizinha não se manifestou em podar a hera não posso esperar que cubra o muro todo..

Olha o estrago na pintura!
Fica um alerta pra quem tem plantas em casa se preocupar se não está incomodando a vizinhança com plantas invasoras, diminuindo espaço na calçada ou causando problemas de infiltração...é questão de bom senso e responsabilidade.
Boa semana pra todos!

Um comentário:

  1. Seu muro ficaria MUITO mais bonito com a unha de gato. Estou tentando fazê-la pegar nas paredes do meu quintal e fico feliz com cada folha que surge.

    ResponderExcluir