Crotalária e Dengue...Será???

Pesquisa rápida no google: Crotalaria dengue (nem precisa elaborar muito)

Resultados:

3 Sites que vendem sementes e contam os milagres
3 Blogs comentando o assunto com bastante propriedade
2 Notícias de cidades que estão plantando crotalária
1 Vereador promovendo seu projeto de lei para distribuição de sementes
1 Artigo do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) falando sobre o assunto

A ideia é simples e ótima: plante flores e ajude no combate da dengue. Perfeito não???

Pessoas com boas intenções distribuem as sementes e compartilham a notícia! Claro, flores são infinitamente melhores do que veneno...quem não se apaixona pela ideia ???

http://www.portalternurafm.com.br/noticias/125343/jaboticabal-prefeitura-inicia-distribuicao-de-sementes-de-crotalaria



Bom...desde que vi a primeira notícia fiquei com uma pulguinha atrás da orelha...a Crotalária é uma velha conhecida, nunca plantei, mas lembro perfeitamente do professor falando sobre o uso na adubação verde: "plantou, cortou, misturou no solo...sempre antes de formar semente! Floriu corta, se deixar formar os feijõezinhos já era! Super praga!".



Tenho muito medo de super pragas ... é importante ressaltar que a Crotalaria é um gênero de espécies exóticas,  nativas da Índia, ou seja, Extraterrestres para os biomas brasileiros... Se você gosta de reparar nas beiradas de estrada com certeza já viu milhares dessas plantas! Lindinha, flor amarela, uma graça! Bom...no lugar em que ela está brotando e se multiplicando era para ter espécies nativas, geralmente de cerrado, espontâneas em áreas abertas e que fazem parte do equilíbrio do local.

Outro ponto: Como que a crotalária auxilia no combate???

A teoria diz que as flores atraem libélulas e que esses insetos matam os mosquitos, tanto na fase adulta quanto na fase larval.

http://www.osarrafo.com.br/v1/2015/09/25/controle-biologico-do-mosquito-da-dengue/

Procurei, procurei e procurei por artigos científicos, queria achar algum maluco que ficou lá estudando o comportamento das libélulas e contando quantos insetos e larvas ela come por dia, além disso, ligando esse habito a crotalária....Não achei! Não existe!!! Não tem comprovação científica nenhuma, e esse era o tema do artigo do IAC que apareceu na pesquisa no google: "Aedes aegypti: controle pelas crotalárias não tem comprovação científica".

Parece que a ideia surgiu quando uma pessoa observou que em determinada cidade onde as crotalárias são amplamente usadas na agricultura o surto de dengue era menor.

Em outra matéria diz que em terrenos baldios que foram limpos e plantaram crotalária não acharam mais focos...bom acredito que a limpeza em si seja a maior responsável ...Enfim...a ideia se espalhou e o telefone sem fio fez o restante do serviço, até chegar no cúmulo do governador do Paraná dizer que as crotalárias são carnívoras!

http://www.guiasjp.com/noticias/politica/requiao+visita+acampamento+da+igreja+adventista+com+12+mil+jovens/47369


Sobre as libélulas: são insetos incríveis e realmente se alimentam do Aedes, assim como se alimentam de tudo quanto é inseto que acham pela frente...não são específicas e precisaríamos de milhares delas para que o efeito de combate fosse efetivo. Além disso para que existam libélulas é necessário que exista habitat para elas, e isso não ocorre nas cidades onde o Aedes reina.

Li o máximo que pude a respeito das Libélulas e é muito improvável que as larvas desses insetos comam as larvas do Aedes, as libélulas precisam de reservatórios naturais de água  portanto é muito improvável que essas larvas se encontrem.

Bom...se a ideia é atrair mais libélulas, muito mais eficiente do que a crotalária, é preservar as matas e os corpos d´água. Esses insetos são considerados bioindicadores de áreas preservadas, ou seja, dependem de áreas em equilíbrio para se desenvolverem.

Para atrair libélulas para as cidades o meio mais eficiente é ter um lago, espelho d´água ou até mesmo uma piscina, o que parece contraditório ao que é pregado contra a dengue.

E o que achei mais delícia de ler: BROMÉLIAS são fundamentais para as libélulas! Sonho um dia ler em algum lugar que as pessoas PRECISAM preservar essas plantas, que são importantíssimas, e não esse terrorismo barato contra elas.

Para finalizar...li em algumas das notícias algo do tipo: "Se a crotalária não funcionar contra a dengue pelo menos a cidade vai ficar mais florida!". Que medo!!!

Se a crotalária não funcionar, e desculpa não vai...., ela vai se tornar mais uma espécie invasora que foi introduzida no país com as melhores das intenções, assim como os pombos, a braquiária, a tiririca, a leucena, o escargot .... a lista é imensa!!!

Espécies exóticas invasoras são as principais causadoras da perda de biodiversidade e esse assunto é muito sério!!!!

Além disso a distribuição das sementes dá uma falsa sensação de segurança para a população e por ser uma medida muito simples não me espanta tantas campanhas encabeçadas por políticos que distribuem sementes como se estivessem salvando a cidade ..... isso é extremamente perigoso!

Para quem quiser mais informações:

Pesquise no google pelas palavras chaves: Dengue crotalaria IAC para ter acesso ao pdf

http://www.scientia.ufam.edu.br/attachments/article/13/v4%20n2%20xx-xx4%202015.pdf

http://www.seb-ecologia.org.br/viiceb/resumos/1015a.pdf

http://ecologia.ib.usp.br/curso/2011/pdf/enrico_frigeri.pdf

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/04/braquiaria-invade-o-parque-das-emas-em-goias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário