Além de repensar o consumo e destinar resíduos para a reciclagem você também pode realizar compostagem na sua casa sem se preocupar com espaço, mal cheiro e atração de insetos.
A produção de lixo orgânico é muito grande! Estudos indicam que o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo! Que orgulho hein!
Algumas empresas já disponibilizam composteiras que podem ser usadas até mesmo em apartamentos:
O preço é um pouco salgado, mas é possível adaptar e ir na onda do "faça você mesmo"!
Essa é a nossa composteira atualmente:
Pode ser uma solução para quem quer fazer compostagem e não tem muito espaço para isso. Para fazer foi muito simples: usamos um latão de lixo, fizemos um furo embaixo e colocamos uma tela em cima. Para a compostagem intercalamos sobras da cozinha e aparas de grama seca . Como não cozinhamos todos os dias em casa funciona bem, mas para uma família que gera bastante resíduo é necessário um espaço maior.
Como a ideia é em breve ter uma horta no quintal precisamos de um sistema mais eficiente e para isso vamos solucionar 2 problemas: aumentar a produção de composto e eliminar o resíduo de apara de grama.
Aparamos a grama de uma parte do jardim com aproximadamente 80m², deixamos a grama secar ao sol para diminuir o volume e mesmo assim esse resíduo encheu 2 sacos de 100L de lixo.
Geralmente esses sacos vão para a rua e de lá para um aterro sanitário, mas as aparas de grama do nosso quintal não, elas vão se tornar adubo!
Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível conhecer vários projetos de prefeituras, aeroportos, hotéis que realizam compostagem com esse material.
Um estudo realizado pela UNESP e pela GEMFER em um hotel na Bahia demonstra a importância da compostagem de resíduos. As fotos foram todas retiradas do artigo:http://infograma.com.br/Sigra%20II/Experiencia%20Uso%20de%20Res%EDduos%20com%20Corte%20de%20Grama.pdf
Para a compostagem são feitas pilhas com aparas de grama e outros resíduos do paisagismo, sobras de alimento e outros compostos orgânicos:
As aparas de grama são ricas em Nitrogênio e Carbono, produzindo um composto orgânico rico.
O trabalho explica como é feito o manejo das pilhas de compostagem e a importância dos processos que ocorrem com o resíduo até transformação em adubo.
Nessa foto o composto está quase pronto. Da formação das pilhas até esse estágio demoram cerca de 40 dias.
Um final feliz para resíduos que iriam para aterros sanitários ou lixões! O composto produzido é de ótima qualidade.
Os sacos de lixo que vocês viram no início desse post não foram para a calçada, eles darão início á nossa compostagem em maior escala, vou colocar o dia a dia desse projeto aqui no blog. Vamos torcer para dar certo!
Ótimo Carnaval para todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário