Plantas x Aedes ... culpadas ou inocentes??? 1º réu : o pratinho de vaso!



O tal Aedes aegypti é um dos assuntos do momento, em fila de banco e elevadores só perde para o clássico " está calor hoje, será que chove?"  (imaginem uma situação sem smartphones) .

Nunca antes na história foi visto tanta gente chamando um bicho pelo seu nome científico.... Não é para menos, além da familiar Dengue e da menosprezada Chikungunya, o tal Zica Virus está apavorando geral...o termo "Zicado" tomou novas proporções!


Tão grande quanto a rapidez que as doenças se espalham é a enxurrada de informações a respeito do assunto...e isso me assusta um pouco!!!

Outro dia procurando alguma coisa para assistir na TV me deparo com uma "reportagem" mostrando todas as medidas que uma grávida estava tomando na casa dela para evitar os pernilongos. Fiquei com dó da coitada...era uma versão daquelas propagandas de pasta de dente sabe? Só quem ao invés de cáries o assunto eram larvas...

Adivinhem qual o foco da entrevista??? As plantas! Meia dúzia de vasinhos em uma varandinha e elas apareceram na tal "reportagem" como verdadeiras cúmplices do Aedes...chegando ao cúmulo da "repórter" soltar algo do tipo : "você mora ao lado de uma mata (uma bela mata preservada no RJ por sinal), você não tem medo ??? Coitada..a esse ponto é claro que ela tem medo..ela está em pânico e se pudesse mandava derrubar tudo!

Mas afinal...qual o papel das plantas nessa guerra toda???

Nos próximos posts vou falar sobre principais assuntos relacionados a Plantas X Mosquitos Assassinos

Primeiro réu: O famigerado pratinho de vaso!

O pratinho é .... culpado!!! Sem dúvidas! Recipiente de plástico...junta água limpa...

Mas gente... pra que pratinho??? Vaso precisa ser regado apenas para ficar úmido. É mais fácil você matar uma planta por excesso do que por falta d´água...acumular água nunca foi uma boa ideia.

Essa água que fica no fundo do vaso pode apodrecer a raiz e matar a sua querida planta! Juro!!! Já desmontei vasos que estavam completamente podres...cheiro horrível..planta doente...

Orquídea então....Nada de pratinho !!!! Elas odeiam!!!!
E o vaso que está sobre meu porcelanato branco???????

A primeira dica está na montagem do vaso...tem que ter um sanduíche de argila e manta bidim:
primeiro coloque o bidim no fundo, depois vem uma camada de argila expandida e depois repete o bidim, depois terra e tudo mais... Além de auxiliar na drenagem esse sistema filtra a água e impede que saia terra do vaso.
Além disso existem opções! A mais fácil é usar aqueles rodízios de madeira sabe? Molhar com cuidado e já limpar o excesso ou até mesmo posicionar um potinho embaixo só enquanto está escorrendo água e logo tirar (é claro!).

Tem quadrado, redondo, grande, pequeno, para todos os bolsos e vasos! 
Vaso dentro de casa geralmente recebe pouca luz...precisa de pouca água. Se ao molhar faz uma sujeira danada é porque você está molhando muito!

Outra saída são os pratos fechados, que podem ter rodinhas ou não. Nesse caso o excesso de água fica acumulado mas sem ficar aberto, mas vale a mesma dica..se você exagerar na água ele vai transbordar e fazer meleca do mesmo jeito!

Os pratos se encaixam perfeitamente aos vasos, esses são da marca Verdy: http://verdypaisagismo.com.br/ 
Mas sempre tem quem ame os pratinhos...não vivem sem ! Nesse caso o ideal é ....mudar de ideia! Nem areia, nem borra de café, nem água sanitária ... não vale a pena arriscar só por teimosia.
E vamos combinar...vaso com prato fica meio feio né???

Próximo réu: Crotalária! Essa planta ajuda mesmo no combate ao mosquito da dengue ou não???

Nenhum comentário:

Postar um comentário